Tubarão Branco
O tubarão branco é o peixe predador de maiores dimensões existente na actualidade. Um tubarão branco pode atingir 7,5 metros de comprimento e pesar até 2,5 toneladas. Esta espécie vive nas águas costeiras de todos os oceanos, desde que haja populações adequadas das suas presas.
Devido à ampla área de distribuição desta espécie, é impossível saber o número de tubarões brancos que existem, ainda que seja de forma aproximada. Apesar disso, sua baixa densidade populacional, unida a sua escassa taxa de reprodução e sua baixa esperança de vida fazem que o tubarão branco não seja um animal precisamente abundante. A pesca desportiva do tubarão, sem interesse económico algum, desenvolveu-se nos últimos 30 anos devido, em grande parte, à popularidade de filmes como Tubarão (Steven Spielberg, 1975) até o ponto de se considerar a ameaça de extinção em vários lugares.
O mercado negro especializado em mandíbulas e dentes destes animais, também tem, por sua vez, vindo a emergir.
Tartaruga Marinha
As tartarugas marinhas são animais solitários e possuem a audição, a visão e o olfacto desenvolvidos, além de uma grande capacidade de orientação. Medem dois metros de comprimento e pesam 600 kg. As tartarugas marinhas podem ser vegetarianas, carnívoras e omnívoras. Elas alimentam-se de águas-vivas e de sua fauna acompanhante.
Os motivos que levam esta espécie a ser mais uma ameaçada de risco de extinção, são:
· Caça intensiva
· Procuram as suas carapaças, a carne (que é utilizada em sopas) e a gordura
· Ameaça por parte das redes de pesca (matam cerca de 40 000 animais por ano)
· Desenvolvimento costeiro nas áreas de nidificação, o que impede as fêmeas de deixarem os seus ovos na areia.
Sem comentários:
Enviar um comentário