O Gorila Ocidental apresenta coloração mais clara do que a dos seus "primos" orientais. Os Gorila das Terras Baixas do Ocidente podem ser de cor acastanhada ou acinzentada com testa amarelada. Também tem um pequeno extremo suspenso no nariz, o qual não existe no Gorila Ocidental.
O Gorila Do Ocidente é um trepador mas ágil de árvores e mais arborícola do que o Gorila do Leste. É também mais frutívoro e se alimenta de frutos de cerca de 100 espécies sazonais de árvores. O Gorila do Ocidente é mais difícil de rastrear e de ser localizado.
O Gorila das Terras Baixas do Ocidente vive em pequenos grupos familiares em comparação com os demais Gorilas. São na média 4 a 8 indivíduos por família. Os Gorilas do Ocidente, mesmo em vida selvagem, fazem uso de ferramentas improvisadas pelos próprios.
A IUCN incluiu, na "lista vermelha" de 2007, o Gorila Ocidental como uma espécie em perigo crítico de extinção, a denominação mais próxima de uma extinção global. A ébola é o maior factor de perigo para os gorilas e, se a situação actual se mantiver, poderá ser impossível reverter a tendência de extinção.
Sem comentários:
Enviar um comentário