sexta-feira, 4 de março de 2011

WWF


O World Wide Fund for Nature (WWF) é uma Organização não-governamental (ONG) internacional que actua nas áreas da conservação, investigação e recuperação ambiental, anteriormente chamada World Wildlife Fund, nome oficial ainda em uso nos Estados Unidos e Canadá.
Foi fundada em 1961 na Suíça por um grupo de cientistas preocupados com a devastação da natureza. O nome foi mudado em 1986 devido à expansão e orientação da sua actuação para a preservação do ambiente como um todo (que reflecte a interdependência de todos os seres vivos), em vez de se concentrar em espécies seleccionadas de forma isolada. A sigla WWF foi mantida para evitar confusões e mensagens misturadas através de fronteiras e idiomas.
A partir da sede na Suíça a entidade se tornou uma rede mundial de defesa do meio-ambiente, com representações nos principais países do mundo. A rede é apoiada por pessoas de origens diferentes, preocupadas com o mesmo objetivo: garantir a preservação do planeta em que vivemos. É a maior organização independente do seu género no mundo, com mais de 5 milhões de associados a nível mundial, que trabalham em mais de 90 países, participando em aproximadamente 1300 projetos de conservação ambiental.
Quando esta ONG foi fundada, o símbolo escolhido para representá-la foi o de um panda gigante chamado Chi-Chi, que tinha acabado de chegar ao tradicional jardim zoológico de Londres. Essa escolha foi baseada em uma campanha promovida na China para a preservação do panda. A partir dessa ideia, o naturalista escocês Gerald Watterson fez alguns rascunhos, mas o desenho aprovado foi feito por Sir Peter Scott um ornitologista inglês.
Esse símbolo é conhecido em todo o mundo e considerado um representante das espécies ameaçadas de extinção. O símbolo original foi evoluindo com a organização. Ou seja, à medida que esta ganhava prestígio e crescia, espalhando-se por todo o mundo, também o logótipo evoluiu, em 40 anos.

Sem comentários:

Enviar um comentário